Aconselhamento em Lutos e Perdas

Apoio para atravessar momentos de despedida, transições e rupturas com presença e amorosidade. O processo com escuta profunda e respeito às fases do luto.

10 de fevereiro

O aconselhamento é baseado na escuta e na relação de ajuda, em espaço acolhedor, indicado para pessoas que perderam familiares, amigos ou que sofrem com outras perdas que não aquelas por morte como aposentadoria, separações, troca de emprego, residência ou cidade.

A base do aconselhamento encontra-se nos aspectos saudáveis do cliente e não no problema ou no diagnóstico.

As dificuldades, os conflitos e os problemas analisados são aqueles que estão acontecendo na situação presente do cliente e por esse motivo o processo terapêutico costuma ser mais curto ou bem menos prolongado que na psicoterapia. No aconselhamento psicológico há o favorecimento de um ambiente facilitador ao desenvolvimento e protagonismo da pessoa diante de sua vida. Há também a ênfase em parâmetros menos profissional-centrados, com uma preocupação genuína de “estar em relação”. Cabe ao aconselhador estar com o cliente construindo futuros possíveis, a partir da formação de uma “dupla de cuidados” estabelecida entre eles.